Os dois circuitos – Ensaios sobre a urbanização Latino-Americana

“A propósito das cidades do Terceiro Mundo, mas contemplando a teoria do espaço, tentamos esboçar uma teoria geral a partir da noção dos dois circuitos da economia urbana dos países subdesenvolvidos (Santos, 1975). Pretendíamos demonstrar de uma maneira geral as articulações econômicas e também espaciais entre os dois circuitos, considerados como dois subsistemas econômicos urbanos, e como essas articulações se realizavam no espaço”. (p. 128)

“Trata-se aí de uma articulação entre um modo de produção destinado a reproduzir a força de trabalho (living labour) de seus agentes e um modo de produção destinado a reproduzir o capital e a multiplicá-lo por meio de uma mais-valia que aumenta à medida que sobe ao atacadista, que é, ele próprio, um agente do serviço do banco […]

Sem dúvida, na economia capitalista, dificilmente podemos conceber relações diretas entre produtor e consumidor final, sobretudo nas grandes cidades. O circuito inferior da economia fornece o mecanismo indispensável no qual o atacadista, o caminhoneiro e outros intermediários desempenham o papel fundamental […]. O atacadista, que articula dois modos de produção, exerce duas importantes funções no interior de uma formação econômica e social capitalista. Contribui para a reprodução da força de trabalho e para a completude do ciclo de produção (mercadoria-dinheiro-mercadoria) […]. Também ajuda a completar o ciclo da acumulação (dinheiro-mercadoria-dinheiro), e isso em detrimento dos demais intermediários, de toda a cadeia dos comerciantes e de todos os produtores envolvidos, mas, em contrapartida, em favor do banco e das atividades modernas que lhe são associadas” (p. 129).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s