Razão / Racionalidade – Da Totalidade ao Lugar

Referência:

“O movimento em direção à racionalização da sociedade, que marcou o Século das Luzes e o início da Revolução Industrial, foi pouco a pouco ocupando todos os recantos da vida social e alcança, agora, um novo patamar, com o que podemos chamar de racionalização do espaço geográfico.
Essa noca etapa do processo de racionalização se deve essencialmente à emergência de um meio técnico-científico-informacional, que busca substituir o meio natural e o próprio meio técnico. Este novo meio produz os espaços da racionalidade e constitui o suporte das principais ações globalizadas. Este resultado se deve ao papel das técnicas do mundo de hoje na revolução planetária atual. Presente em todos os aspectos da vida, essa técnica constitui, em si mesma, uma ordem, a ordem técnica, sobre a qual assenta uma ordem social planetária da qual é inseparável. Ambas as ordens criam, juntas, novas relações entre o “espaço” e o “tempo”, agora unificados sobre bases empíricas.
O exame da problemática geográfica que decorre dessas transformações, comporta três questões:
1) O espaço geográfico assim remodelado é considerado, aqui, como um conjunto indissociável de sistemas de objetos e sistemas de ações.
2) No plano global, as ações, mesmo “desterritorializadas”, constituem normas de uso dos sistemas localizados de objetos; enquanto, no plano local, o território constitui em si mesmo uma norma para o exercício das ações.
3) A partir dessas duas ordens, constituem-se, paralelamente, uma razão global e uma razão local, que em cada lugar se sobrepõem e, num processo dialético, tanto se associam quanto se contrariam. É nesse sentido que o lugar defronta o Mundo, mas também o confronta, graças à sua própria ordem.” (p.165)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s