Sistema de Objetos – Da Totalidade ao Lugar

Referência:

“Sendo o espaço geográfico um conjunto indissociável de sistema de objetos e sistema de ações, sua definição varia segundo as épocas, isto é, com a natureza dos objetos e das ações presentes em cada momento histórico.
O que caracteriza o espaço geográfico atual? Os objetos que o constituem são objetos técnicos, intencionalmente concebidos para o exercício de certas finalidades, internacionalmente fabricados e internacionalmente localizados. A ordem espacial assim resultante é, também intencional. Frutos da ciência e da tecnologia, esses objetos técnicos buscam a exatidão funcional, aspirando, desse modo, a uma perfeição maior que a da própria natureza. Desta maneira, são mais eficazes que os objetos constituem as bases materiais para as ações mais representativas do período. 
Essas ações, científica e tecnicamente fundadas, tendem a ser informadas e intencionais. Mas, além da ação próxima, vivemos o mundo da teleação – essa presença de corpos ausentes nas palavras de Paul Valéry – e, em ambos os casos, uma ação em tempo real, igualmente precisa. Já que as etapas da ação podem ser rigorosamente previstas, a ordem temporal assim obtida se associa à espacial dos objetos técnicos, para atribuir a maior produtividade econômica ou política às ações e ao espaço correspondente. Trata-se da possibilidade de uma ação racional sobre um espço racional. Como o espaço não é homogêneo e evolui de maneira desigual, a difusão dos objetos modernos e a incidência das ações modernas não são as mesmas em toda parte. Alguns subespaços, dotados das modernizações atuais, podem acolher as ações dos atores hegemônicos” (p.166)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s