Os Dois Circuitos: Circuito Inferior – Pobreza Urbana

“O circuito inferior na economia urbana constitui um mecanismo permanente de integração que oferece um número máximo de oportunidades de emprego com um volume mínimo de capital. Esse circuito corresponde exatamente às condições gerais de emprego e disponibilidade de dinheiro, assim como às necessidades de consumo de uma importante fração da população. Seu funcionamento é dirigido por leis, isto é, por uma constância de comportamento devida às causas que por sua vez se repetem. As características apresentadas por Keith Hart considerando-o como “informal” – uma existência baseada no dia a dia, marcada pela irregularidade das despesas em função dos pagamentos, flexibilidade do consumo e proliferação do crédito – constituem, ao contrário, o indício da racionalidade desse circuito econômico, que encontra os princípios que governam seu mecanismo dentro de uma economia capitalista global cuja lógica permanece a mesma, embora apareça sob diferentes formas em cada subsistema. Na verdade, o circuito inferior constitui um subsistema dentro de um sistema maior, o sistema urbano, e este mesmo não é nada mais que um subsistema do sistema nacional […]

O funcionamento do circuito inferior responde a diferentes fatores ligados entre si por uma lógica que é ao mesmo tempo econômica, social e política. A questão é mais de necessidade que de escolha, um resultado universal das leis gerais que governam o sistema capitalista em seu estágio atual.” (p. 68).

 

HART, Keith. “Informal income opportunities and urban employment in Ghana”. The Journal of Modern African Studies, 11 (1): 61-89, 1973.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s