Modo de usar

QUAL O OBJETIVO DESTE TRABALHO?

A obra de Milton Santos coloca o espaço como ponto de partida de um entendimento social complexo. Sua teoria constrói, partindo do concreto, conceitos que possibilitam a identificação de problemas específicos de espaços periféricos exatamente por ter sido forjada pelo olhar de quem habitou a(s) periferia(s)do mundo.

Sendo o espaço miltoniano um híbrido entre forma e conteúdo, podemos, ao encarar sua teoria também como um espaço a ser percorrido (um elemento conformador da psicoesfera, para usar seus termos), estabelecer um diálogo com seu conteúdo e com sua forma. É a partir desta última que nasce este trabalho de pesquisa desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Urbanismo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ (PROUB-FAU-UFRJ).

Assumindo que há diferentes maneiras de aprendizagem e que a forma de transmissão dos saberes é também conteúdo a ser aprofundado, esta pesquisa do coletivo PERIFAU que integra o Laboratório Direito e Urbanismo – LADU) tenta estabelecer traduções formais para o entendimento da obra do geógrafo brasileiro.

Este site é o resultado, sempre em processo de ampliação e transformação, de um método de pesquisa que consiste em explorar diferentes conceitos de Milton Santos que surgem em diferentes momentos de sua obra, compreendê-los e traduzi-los a partir de materiais que, além de ajudar a disseminar sua obra, estimulem a visitação e novas interpretações de sua obra original.

 

COMO USAR O SITE?

1 – CONCEITOS: A página principal possui os conceitos até agora trabalhados em ordem decrescente de inserção no site, isto é, os últimos conceitos inseridos aparecem no topo da página.

 

Modo de usar1

 

Eles podem ser também acessados pela nuvem de tags ao pé da página que leva o nome de CONCEITOS. Cada conceito escolhido te encaminhará para diversas definições em diferentes obras de Milton Santos (em processo constante de alimentação semanal).

Modo de usar2

2 – LIVROS: Também é possível escolher um livro e ver quais conceitos daquela obra já estão catalogados no site. Basta ir na aba LIVROS no pé de página:

Modo de usar3

3 – TRADUÇÃO: Na aba dos LIVROS, assim como na nuvem de tags CONCEITOS você encontrará a possibilidade de selecionar o item TRADUÇÃO. Este item contém experimentações de representação do conceito desenvolvidas pelo grupo como síntese de interpretação. Quando você escolher um conceito que tenha já sua tradução realizada, ela também aparecerá na lista de resultados.

Modo de usar4

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s